terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Erros a serem evitados no treino num ginásio

O Youtube está repleto de vídeos dos chamados “fails no ginásio”. São execuções de exercícios verdadeiramente arrepiantes e desastrosas. Podemos rir com estes vídeos mas, mais importante do que isso, podemos concluir como não fazer exercício. As consequências, a curto e/ou a longo prazo, do modo como se executa incorretamente e repetidamente um exercício, vão se refletir através de dores nas articulares, dores nas costas e lesões musculares potencialmente graves. 




Eis alguns dos erros a evitar no ginásio: 

Falta de esforço 
Um erro bastante comum é a falta de esforço durante o treino. Para o máximo de ganhos durante o seu treino é necessário dar o máximo (ou quase) do seu corpo para que, posteriormente ultrapasse os seus limites. 

Não beber água 
Deve hidratar-se ao longo do seu treino, mas não exagere bebendo demasiada água, pois, o mais provável é terminar o treino mais cedo. 

Não fazer um aquecimento apropriado 
O aquecimento é de extrema importância, visto que irá preparar o seu corpo para a fase principal do treino. Um mau aquecimento ou ausência do mesmo pode levar a uma lesão, evite! 

A falta do retorno à calma 
Da mesma forma que o aquecimento é muito importante para evitar lesões, o retorno à calma deve ser feito sempre com uma atividade de baixa intensidade, de modo a evitar uma interrupção drástica do seu treino. Deve concluir com uma secção de alongamentos. 

Treinar com exercícios desconhecidos 
Evite experimentar exercícios desconhecidos sem a supervisão de um profissional da área. A probabilidade de os executar de forma incorreta é elevada, o que poderá levar a uma lesão ou mal-estar. 

Saltar de plano em plano de treino 
É um erro comum, especialmente em praticantes de musculação iniciados. É normal queiramos resultados visíveis o mais rápido possível, no entanto temos que perceber e aceitar que a musculação é um "jogo" de anos, não de semanas ou meses. Assim, ao criar uma rotina/plano de treino, há que segui-lo no mínimo durante um mês (normalmente 2 meses ou 8 semanas) e NUNCA DESISTIR, só porque não se vêem os tão desejados resultados imediatos. 

Não “ler os sinais” do corpo 
Esteja atento(a) a sinais estranhos durante o seu treino, uma ligeira indisposição, uma dor pouco habitual, aquecer em demasia, entre outros. Esteja atento(a) ao seu corpo, quando ele fala consigo é para ser ouvido. 

Má execução dos exercícios 
Não cometa o erro de fazer os exercícios de forma rápida para despachar o seu treino. É sempre preferível executar os exercícios de forma controlada, porque assim terá maior efeito no seu corpo e ajudará a controlar a respiração. 

Copiar treinos alheios 
Evite fazer o treino de alguém que conhece juntando-se-lhe no exercício ou reproduzir o treino de algum desconhecido só porque lhe parece interessante. Os treinos de outros praticantes podem parecer mais apelativos, mas provavelmente não foram elaborados para o seu objetivo e para o resultado que pretende obter. Aproveite o seu treino e tire o máximo proveito 

Não existir equilíbrio entre o treino cardio e o treino muscular 
Muitas vezes, podemos observar algumas mulheres que passam longas horas no exercício cardio, treinando de forma pobre a parte muscular. Também de forma errada, a maior parte dos homens concentra o seu treino apenas em exercícios de força esquecendo-se de treinar a parte cardio vascular. Este procedimento errado cometido por algumas mulheres, não terá o efeito desejado já que para ter um corpo com formas bonitas e redondas é preciso fazer um mínimo de treino muscular. Alguns homens, consideram ser mais importante treinar o músculo do que corpo humano e o coração. O treino de cardio não significa que vão perder massa muscular, pode até ajudar na construção da mesma. 

Treino a mais 
O esforço a mais não é recompensador devido a um factor muito simples:
- O treino excessivo faz com que ultrapasse constantemente os seus limites, para além disso, esta prática vai exigir um esforço extremo do corpo que pode ser prejudicial para a sua saúde e, inclusive, pode induzir a lesão, visto que com o cansaço, acabamos por não executar os exercícios a 100%. 

Considerar a nutrição menos importante 
Este é talvez o pior de todos os erros que se pode cometer! Poder-se-á fazer os treinos que quiser, contratar o melhor Personal Trainner do mundo e usar todos os químicos que desejar, mas sem uma boa nutrição nunca se conseguirá atingir os objectivos propostos ou desejados. É importante ter sempre em conta uma boa alimentação. Aqui, o acompanhamento deve ser feito por um(a) nutricionista, que terá um papel preponderante no aconselhamento do indivíduo de modo a que adeqúe a alimentação em função das exigências do treino. 


A prática do treino de musculação, sem dúvida, trará muitos benefícios ao bem-estar, ao desempenho físico e intelectual de quem a pratica. Contudo, é necessário ter disciplina e seguir a orientação dos profissionais especializados, respeitando os seus próprios limites. 


Se tiver dúvidas de como executar adequadamente um determinado exercício, não o faça sem confirmar com o PT/Instrutor se está correto ou se será a melhor forma de o executar… A não ser que prefira que os seus vídeos façam parte de uma lista de “best of fails” no Youtube como estes aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário