“O homem moldou o ferro sem saber que um dia seria moldado por ele”
Hoje, a musculação é uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da área saúde e da prescrição do exercício físico. Dependendo do diagnóstico feito a cada individuo e atendendo ao seu estado de saúde e condição física, na maior parte dos casos e com frequência, é aconselhado a prática deste exercício físico, pelo fato de ser altamente versátil, podendo ser direcionado para alcançar os mais variados objetivos.
Esta atividade desportiva também atua na área da prevenção, evitando que surjam lesões e, caso estas já existam, ajuda a tratá-las. Com a prática deste exercício, orientada por profissionais da área, o corpo ficar "sarado" e a mente fortalecida. Esta combinação de «mens sana in corpore sano» deixa-nos preparados para enfrentar os desafios do dia-a-dia, quer sejam intelectuais ou físicos.
Os estereótipos em torno desta atividade não correspondem, em grande parte, à realidade. Esta modalidade não é apenas para “Schwarzenegger’s” e atletas que pretendem atingir grandes níveis de massa muscular.
Saiba que, somente ganhará músculos volumosos se o desejar, por isso que é importante uma boa orientação por profissionais da área e que esteja de acordo com o seu interesse, objetivo e necessidade.
Benefícios de um treino muscular:
1) Acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer;
2) Previne o envelhecimento;
3) Perda de gordura e ganho de massa muscular;
4) Protege os ossos;
5) Trabalha todos os grupos musculares;
6) Fortalece o sistema cardiovascular;
7) Aumento da flexibilidade;
8) Aumenta o rendimento desportivo
9) Ajuda a fazer amigos.
Para obter melhores resultados é indicada a combinação da musculação com alguma atividade aeróbica (Ex.: caminhadas nas nossas levadas, corridas, pedaladas pelas nossas serras e estradas, SPINNING®, Etc...), promovendo em conjunto um maior rendimento no fortalecimento do conjunto ósseo, muscular, cardíaco e respiratório do indivíduo.
É importante ter sempre em conta uma boa alimentação. Aqui, o acompanhamento deve ser feito por um(a) nutricionista, que terá um papel preponderante no aconselhamento do indivíduo de modo a que adeqúe a alimentação em função das exigências do treino.
A prática do treino de musculação, sem dúvida, trará muitos benefícios ao bem-estar, ao desempenho físico e intelectual de quem a pratica. Contudo, é necessário ter disciplina e seguir a orientação dos profissionais especializados, respeitando os seus próprios limites.
Sem comentários:
Enviar um comentário