Melhore a sua saúde com a postura certa
Saber distinguir uma postura corporal correta de uma incorreta pode fazer toda a diferença na sua saúde.
As posturas incorrectas contrariam o equilíbrio corporal e representam um dos principais factores de risco das doenças que afectam a coluna: uma das principais causas de incapacidade física em Portugal.
«A maioria das pessoas tem uma consciência corporal errada», afirma Raquel Silva, fisioterapeuta na clínica Fisioterapia, Estética e Médica (FEM), em Mafra, alertando que «é fundamental corrigir as posturas incorretas para promover o bem-estar e prevenir problemas que podem desenvolver uma dor crónica e incapacitante». No dia-a-dia pode até parecer insignificante, mas «a postura corporal tem uma importância extrema para a nossa saúde», sublinha a fisioterapeuta.
Os factores de risco
Como podemos saber se a postura que estamos a adoptar é correta ou incorreta? Simples. Sempre que os segmentos corporais não estiverem bem alinhados (para os músculos trabalharem de forma equilibrada), estamos perante uma postura errada. Raquel Silva explica porquê: «Numa postura incorreta há músculos que estão a contrair em demasia para compensar o estado flácido e pouco activo de outros, não havendo, muitas vezes, a amplitude necessária para o movimento das articulações. Desenvolvem- se assimetrias corporais, encurtamentos que são compensados com alongamentos e vice-versa, podendo haver uma redução do fluxo sanguíneo e comprometer o funcionamento dos órgãos internos».
O sedentarismo, o stress e os condicionalismos do contexto laboral que obrigam as pessoas a permanecer, por longos períodos de tempo, sentadas ou na posição ortostática (de pé) são os principais factores de risco de uma postura incorrecta. As alterações posturais que se podem desenvolver nas crianças, na fase de crescimento, podem também trazer consequências no futuro. Por isso, afirma Raquel Silva, «o cuidado com a postura deve começar logo na infância».
Sem comentários:
Enviar um comentário